Política KYC Jerem
OBJETIVO
A presente
Política Conheça Seu Cliente (“Política”) visa estabelecer as diretrizes e as
regras que devem ser seguidos para adequada diligência na identificação e
conhecimento dos clientes, incluindo procedimentos de análise de conhecimento
da origem e destino dos recursos movimentados, monitoramento da compatibilidade
das transações com o perfil do cliente, critério de classificação de risco para
aceitação de clientes bem como como monitoramento das transações, riscos de
reputação, bem como a validação das informações cadastrais e critérios para sua
renovação.
Um dos pilares
desta Política é a disseminação do conceito “Conheça seu Cliente” e diretrizes
que visam assegurar um eficaz conhecimento dos clientes. A adequada
identificação dos clientes permite o monitoramento de suas operações. Os
conceitos e controles disciplinados nesta Política visam promover a adequação
de Jerem Serviços de turismo LTDA frente às normas emitidas pelos órgãos
reguladores, bem como proporcionar o gerenciamento da relação de negócio
estabelecida com seus clientes.
VIGÊNCIA,
REVOGAÇÃO E CICLO DE REVISÃO
Esta Política
deve ser revisada e aprovada pela Diretoria, anualmente ou em prazo inferior,
se assim requerido pelo regulador local, no caso de alteração na legislação
aplicável ou se houver alguma alteração das práticas de negócios de Jerem
Serviços de turismo LTDA, no entender da Diretoria, a atualização desta
Política. Após aprovada, esta Política será amplamente divulgada internamente.
DESCRIÇÃO DOS PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS
1.
IDENTIFICAÇÃO
DO CLIENTE
O cadastro
inicial deverá ser formalizado para todo cliente recorrente, com os documentos
e informações necessárias. Com o objetivo de obter uma adequada identificação
dos clientes, poderão ser solicitadas as informações abaixo relacionadas:
1.1 PESSOA
FÍSICA
• Nome Completo;
• CPF;
• E-mail;
• Data de Nascimento;
• Nome Pai;
• Nome Mãe;
• Nacionalidade;
• País de Naturalidade;
• Sexo;
• Tipo de Documento;
• Órgão Emissor;
• Número do Documento;
• UF Órgão Emissor;
• Data de Expedição;
• Tipo de Endereço;
• País;
• CEP;
• Endereço completo;
• Cidade / Município;
• Estado;
• Telefone Celular;
BENEFICIÁRIO
FINAL
O processo de
identificação do beneficiário final será realizado no momento de processamento
da operação. O background check com as análises de risco e Compliance também é
aplicado para todos os beneficiários finais, o que possibilita avaliar o seu
envolvimento com mídias negativas ou qualquer situação suspeita. Todas as
informações coletadas serão armazenadas no sistema de cadastro de Jerem
Serviços de turismo LTDA e/ou diretórios internos onde constas as informações e
dossiê do cliente.
BLOQUEIO OU
TÉRMINO DE RELACIONAMENTO
Em decorrência de qualquer identificação de indícios de Lavagem de Dinheiro, corrupção, Financiamento ao Terrorismo ou ultrapassar o limite estabelecido, Jerem Serviços de turismo LTDA pode deliberar pelo bloqueio da conta do cliente ou o término do relacionamento.
ARQUIVAMENTO
A documentação
dos clientes cadastrados na instituição, serão mantidos sob salvaguarda (física
ou eletrônica) pelo período de 2 (dois) anos, contatos da data da última
operação do cliente, podendo o respectivo prazo ser estendido, indefinidamente.
Os formulários cadastrais, termos/contratos e demais documentos físicos
apresentados pelos clientes de Jerem Serviços de turismo LTDA no momento do
cadastramento ou atualização, são digitalizados e arquivados em nosso Drive ou
em sistemas internos.
MONITORAMENTO DE TRANSAÇÕES
Os procedimentos de monitoramento de transações visam,
identificar, monitorar e tratar os riscos de Lavagem de Dinheiro e
Financiamento do Terrorismo. Os critérios de monitoramento de transações,
consideram os parâmetros estabelecidos pelas regulamentações, e incluem, mas
não se limitam, aos exemplos abaixo descritos:
• Oscilação comportamental em relação ao volume,
frequência e modalidade;
• Identificação dos beneficiários finais das
operações;
• Transferências e/ou pagamentos a terceiros.